Ensino Médio acabando... e agora?

Ana Carolina Paulini Marturano

11/5/20242 min read

woman reading book
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Para os adolescentes - e para a família também - parece que tudo ia bem enquanto só lhes cabia ir para a escola, pois era uma certeza que tinham a cumprir, além de algum conforto por estar num ambiente conhecido e o grupo de amigos já formados. Porém, quando esta etapa está próxima do fim, surgem várias dúvidas, das escolhas a fazer, de como o futuro será e das responsabilidades que terão que enfrentar.

O final do ensino médio coincide com o final da menoridade, o que se refere à adolescência do ponto de vista legal e social. Neste sentido, a escolha profissional é um momento crucial na vida dos adolescentes que estão prestes a concluir o ensino médio, pois também implica a entrada para o mundo adulto de alguma forma. Neste período de transição, eles enfrentam uma série de desafios e expectativas, inclusive pessoais e familiares. Podem sentir pressão - tanto internas quanto externas - para tomar decisões corretas, especialmente diante da variedade de cursos e carreiras disponíveis. Muitos adolescentes começam a se perguntar sobre suas habilidades, interesses, tentando juntar seus gostos pessoais com as demandas do mercado de trabalho. Além disso, buscam orientação de professores, amigos, familiares e outros profissionais, na tentativa de encontrar uma solução.

Características pessoais, somadas à fatores familiares e culturais influenciam na compreensão da importância dos estudos e na escolha profissional. Há os adolescentes motivados para uma direção profissional, mas há aqueles que ainda não se sentem preparados e julgam que este momento do final do ensino médio "é cedo para decidir algo que pode ser para o resto de suas vidas".

Zagury (1996) aponta alguns outros fatores que pesam na escolha profissional dos adolescentes: a realização pessoal, a remuneração, ter uma contribuição social. Elegem a carreira a partir de algum ideal ou daquilo que se imaginam fazendo. Bem como o modelo profissional dos pais influencia na visão de trabalho que o adolescente desenvolve.

É nesta fase uma oportunidade para o adolescente - e aqueles com quem convive - refletir sobre o futuro, para que consigam assumir suas trajetórias profissionais e escolhas mais conscientes para seus objetivos. A orientação vocacional e o apoio psicológico podem auxiliar neste processo, não no sentido de lhes dar uma resposta pronta, mas sim de que consigam ter mais autoconhecimento para que compreendam seus interesses e potencialidades, por exemplo.

palavras-chave: adolescentes, escolha profissional, ensino médio

Referências:

ZAGURY, Tânia. O adolescente por ele mesmo. Editora Record, 1996.

https://www.instagram.com/p/DA05AGqJ3O5/. Instagram @anacarolpsicologa. Post de 07 de outubro de 2024