Lidando com as expectativas para este ano
Todo ano nos traz expectativas. E passando o período de recesso de começo de ano, carnaval, muitas pessoas tendem a focar mais naquilo que elas desejam e planejam.
Segundo o dicionário, expectativa significa: esperança fundada em supostos direitos, probabilidades ou promessas. Expectativas também se referem àquilo que desejamos, algo que queremos.
Pois, quem nunca criou expectativas diante de alguma coisa ou até mesmo alguém? Naturalmente compreensível diante de algo que tenhamos esperança de conseguir, a vontade de que aconteça. Portanto, criamos expectativas.
Ter expectativa de algo tem a ver com o quanto isto nos motiva. Muchinsky (2004) explica sobre a teoria da expectância como uma teoria sobre motivação baseada na relação entre o esforço que uma pessoa faz e o resultado deste. Pressupõe que a pessoa dedicará esforços para conseguir a recompensa almejada. Contudo, é necessário que a pessoa acredite que haja uma relação entre seu desempenho e resultados; assim, estará motivada.
Embora a explicação do autor se dê no contexto organizacional, não se difere das nossas motivações e expectativas da / pra nossa vida de forma geral. Afinal, investimos nossa energia e disposição para o que acreditamos e queremos, seja uma carreira, um relacionamento, um novo estilo de vida, por exemplo.
Não é ruim criarmos expectativas sobre as coisas, pessoas, porque são motivos para a ação (motivação). Porém, é bom que avaliemos o contexto e a viabilidade destas expectativas. Devemos ter alguns cuidados, pois o outro lado é a frustração.
Ou seja, o quão próximo minhas expectativas estão da realidade?! Algumas dicas para conseguirmos lidar com este misto de esperança e frustração, situações de expectativas x realidade são: 1) considere sua realidade, o quanto está em sintonia com o que espera; 2) contextualize o momento, pois o que era possível antes, pode ser diferente do momento atual, bem como o contrário; 3) estabeleça metas possíveis, uma vez que quando jogamos valores muito altos ou nos cobramos demais, fica mais difícil de concretizar.
palavras-chave: expectativa x realidade, frustração, motivação
Referências:
MUCHINSKY, Paul. Psicologia Organizacional. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.
* texto com base no post https://www.instagram.com/p/CqtBsyhuJb_/?img_index=1, @anacarolpsicologa, abril de 2023.