Mioma e o sofrimento feminino

Ana Carolina Paulini Marturano

2/28/20251 min read

Resumo:
Introdução: Os miomas são tumores benignos na região do útero, caracterizados pelo crescimento anormal das células, e que podem levar a diversas complicações de saúde. O útero é o órgão da identidade feminina; as doenças que se referem a ele expressam uma dificuldade na elaboração de conflitos que esta mulher vivencia, nos diversos âmbitos de sua vida, considerando sua história e o estilo de vida, e as diversas preocupações que ela deve enfrentar. Objetivo: O objetivo deste trabalho foi estudar os miomas e relacioná-los com a simbologia do feminino, considerando a visão biopsicossocial da psicossomática. Metodologia: Utilizou-se da revisão da literatura acerca da temática dos miomas e da psicossomática. Buscou-se em livros e artigos da área através destas palavras-chave. Considerações finais: Toda doença é psicossomática, multifatorial, que revela o sofrimento no corpo. O mioma pode ser traduzido como um sinal de desequilíbrio e sofrimento vivenciados pela mulher. Porém, por se tratar de um órgão exclusivamente feminino, pode-se entender o mioma como sintoma da ferida nas questões femininas, que estão em desarmonia na relação desta mulher para consigo, assim como dela para o meio no qual está inserida.

palavras-chave: mulher, mioma, psicossomática

* trabalho disponível no Anais - XX Congresso Brasileiro de Medicina Psicossomática - Stress e a Psicossomática do Século XXI

download disponível em https://app.4.events/anais-online/S3l4VE1GUXVReWhVTFZOZ1ZpNURKR0FLWUFvPQ==#/ (acesso em 28 de fevereiro de 2025)