O emocional na qualidade de vida

Ana Carolina Paulini Marturano

5/6/20252 min read

a young boy running through a sprinkle of water
a young boy running through a sprinkle of water

Quando falamos de "qualidade de vida" logo associamos à fatores concretos, ou seja, o que conseguimos ver ou ter uma ideia de, por exemplo: horas de sono, hábitos saudáveis, alimentação adequada, entre outros. Porém, a qualidade de vida vai além disso, ela também abrange outros fatores que não são concretos, visíveis, como as nossas emoções.

As nossas emoções, a forma como nos sentimos, interferem no nosso bem-estar, nos nossos pensamentos e no que pensamos de determinado fato, que pode nos levar a ter determinada atitude, por exemplo. Nossas escolhas são influenciadas pelas nossas emoções - tanto as escolhas de qual conduta tomar, qual decisão, com quem nos relacionar - as quais impactam nossa qualidade de vida, podendo beneficiá-la ou prejudicá-la.

Lembrando que somos seres integrados mente-corpo, significa que as emoções também interferem na nossa saúde física. Assim como o contrário também existe. Quando estamos bem, conseguimos lidar melhor com as situações que nos aparecem, a ter mais clareza na hora de tomar uma decisão, a cultivar relacionamentos e hábitos mais saudáveis para o nosso dia a dia. Quando não estamos bem, as coisas parecem mais difíceis.

Goleman (2011) fala sobre o conceito de inteligência emocional, que se refere com a capacidade de criar motivações para si próprio e de persistir num objetivo apesar dos percalços; de se manter em bom estado de espírito, controlar a ansiedade, de ser empático e autoconfiante (p. 63). Trata-se da capacidade de reconhecer e gerenciar as próprias emoções, contribuindo para a felicidade na vida.

Um dos trabalhos em psicoterapia é ajudar a pessoa no manejo de suas emoções, justamente para que ela consiga ter mais manejo das suas próprias situações. Isto é, quando compreendemos o que sentimos, quando conseguimos nomear o que está se passando, temos mais discernimento de nós mesmos e do que nos cerca.

Palavras-chave: manejo emocional, qualidade de vida, autoconhecimento

Referências:

vídeo: O emocional na qualidade de vida. Abril, 2025. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=tJisGHAOzc0&t=19s

GOLEMAN, Daniel. Inteligência emocional. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011.